sábado, 1 de dezembro de 2012

Processo de Treinamento

Quando falamos do processo de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) é necessário ter em mente não apenas os conceitos que envolvem cada fase do processo, mas também como cada processo se relaciona.

Esse relacionamento é muito cobrado pelas bancas, mas há divergências entre os autores, não apenas sobre os conceitos, mas principalmente sobre a sequência que o Processo de TD&E deve seguir.

O processo mais comum e mais utilizado pelas bancas (principalmente pelo CESPE) pode ser encontrado no livro Treinamento, Desenvolvimento e Educação em Organizações e Trabalho, de Abbad, Borges-Andrade e Mourão, esquematizado a seguir:


Agora vamos detalhar cada fase:

Diagnóstico: 
Também podemos encontrar essa fase com o nome de Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT). Nesta fase todas as necessidades de treinamento são levantadas e diversos elementos disponível na organização podem ser utilizados. Para tanto, é necessário fazer uma análise dos três níveis da organização, a Análise Organizacional, Análise de Tarefas, e a  Análise do Desempenho do Indivíduo.

Planejamento: 
Nessa fase o Plano Instrucional (ou desenho instrucional), geralmente redigido anualmente, é elaborado. O plano instrucional é elaborado com a redação dos objetivos, escolha das modalidades, estabelecimento da sequência e escolha dos procedimentos de capacitação, definição dos critérios de avaliação e teste do desenho.

Execução: 
Essa fase é simples, todas as ações de treinamento que foram planejadas são executadas!

Avaliação:
A avaliação planejada para cada treinamento é executada, e o seu resultado retroage e se torna mais um insumo para o próximo planejamento de treinamento. As avaliações de treinamento já foram abordadas em outro momento,  Clique aqui para visualizar o post sobre Avaliação de TD&E.


No entanto, nem tudo é tão fácil assim. Como eu falei no início do Post, existem divergências entre os autores sobre o tema. 

Ana Vilas Boas e Rui Andrade dividem as fases do Processo de Treinamento conforme o esquema abaixo:

 
Nota-se que neste caso as duas fases finais são idênticas ao do esquema anterior, tendo em vista que a implantação refere-se à execução. No entanto, não se fala explicitamente em diagnóstico.

É preciso tomar cuidado pois esta sequência do  Processo de Treinamento já foi cobrado pela FCC.

Vamos falar de cada  um dos processos:

Programação: 
Definem-se os tipos de ação de treinamento, os instrutores, o público de cada ação e como elas serão realizadas.

Organização:
Organiza-se os recursos disponíveis.

Implantação:
As ações de treinamento que foram planejadas são executadas.

Avaliação:
Avalia-se se as metas e objetivos das ações de capacitação foram alcançadas.


Sendo assim, na hora da prova, lembrem-se das diferentes composições dos processos de treinamento. O CESPE utilizará sempre o primeiro, a tendencia das outras bancas também é essa, mas a FCC já cobrou a segunda forma em outras ocasiões.

Na Segunda (03/12) discutiremos alguns exercícios sobre o tema. Não deixe de acessar!

Espero que tenha ajudado e não se esqueça de curtir a página aí ao lado.

Bons Estudos!

Cassiano Salim

 
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5 comentários:

  1. Professor, minha prova do STF é domingo, me ajudou bastante relembrar o TD&E.

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  2. foi muito útil para a matéria educacional do curso de pedagogia.

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  3. ESSE BLOG É MARAVILHOSO *-* NOTA 10!

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Quais as fases do processo de treinamento ?

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